A PetroRio de Nelson Tanure, se projeta no atual cenário mundial de crescente necessidade de redução dos impactos ambientais. A área de SMS da companhia conta com sete grandes projetos, seis deles ligados diretamente ao processo de licenciamento ambiental junto ao IBAMA, entre os quais se destaca o Projeto de Educação Ambiental (PEA). O projeto abrange comunidades de nove municípios da Bacia de Campos, sendo eles: Niterói, Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Armação dos Búzios, Rio das Ostras, Macaé, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, todos no estado do Rio de Janeiro.
Comprometida com a segurança dos empregados, terceiros e parceiros e com respeito ao meio ambiente, a PetroRio que tem como principal acionista o empresário Nelson Tanure, promoveu uma ampla revisão da análise de risco da plataforma Polvo A, que resultou na revisão da gestão de SMS da companhia.
O projeto institucionalizou associações compostas por pessoas locais, que desempenham o papel de Observatórios Socioambientais, onde monitoram os impactos da cadeia produtiva de petróleo e gás na região. Alguns participantes do projeto pertencem a grupos sociais considerados mais vulneráveis aos impactos monitorados. Ações como essa refletem o que Leal destaca como o grande diferencial do projeto de SMS da PetroRio, que são os seus resultados, divulgados em dezembro de 2015 durante o Fórum Anual do PEA Observação, quando todos os Observatórios apresentaram os trabalhos desenvolvidos ao longo daquele ano, incluindo seus curtas documentais.
Fonte: Blog Planeta Business