Ponte Rio-Niterói: população é convocada a participar de reuniões que vão discutir temas como instalação de grades de proteção e ‘free flow’

Na semana passada, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou uma nota convocando a população para duas reuniões que discutirão propostas de investimentos na Ponte Rio-Niterói, administrada pela Ecoponte.

Na próxima terça-feira, dia 17, o encontro será realizado no Sesc Niterói, em São Domingos, a partir das 14h. No dia seguinte (18), a reunião acontecerá no Sesc Copacabana, na Rua Domingos Ferreira, no mesmo horário.

De acordo com o órgão regulador, estarão em debate novos investimentos em segurança viária, como a instalação de grades de proteção e barreiras de concreto; a ampliação de faixas em trechos críticos; a adequação de pontos de ônibus; a instalação de sistemas de monitoramento em tempo real; e a possível adoção do sistema free flow, que permite a cobrança eletrônica de pedágio sem a necessidade de parada. Também serão discutidos descontos para usuários da pista automática (AVI) e a garantia de sinal de telefonia ao longo de toda a extensão da rodovia.

Segundo a concessionária Ecoponte, os encontros estão previstos no serviço de concessão e têm como objetivo ouvir propostas e contribuições para atualizar o contrato, abordando temas como investimentos em novas tecnologias, obras de segurança viária e inclusão de novas obrigações.

Em nota, a ANTT informou que, com a participação popular, pretende recolher sugestões e opiniões sobre “as necessidades da estrada e possíveis alterações no contrato de concessão, conforme a Resolução nº 6.032/2023”. A agência ressaltou ainda que a participação da população é essencial para que as decisões reflitam as demandas reais dos usuários.

Ainda segundo a agência, recentemente foi iniciado um processo de revisão das necessidades contratuais, buscando assegurar que a gestão da rodovia atenda às demandas atuais de segurança, eficiência e sustentabilidade. Esse levantamento envolve, além das manifestações da sociedade, estudos técnicos conduzidos pela ANTT e pela concessionária.

Informações adicionais e contribuições por escrito poderão ser enviadas até 30 de setembro, às 18h, pelo e-mail rp013_2024@antt.gov.br.

Inscreva-se na Newsletter: Niterói

Inscrever

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2024: Ação Sustentável | GREEN EYE Theme by: D5 Creation | Powered by: WordPress