Projeções climáticas realizadas pelo Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC) e pelo Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) indicam que futuramente o Brasil poderá ser impactado pelas mudanças no clima de forma ainda mais severa e frequente. Neste cenário, é essencial tomarmos medidas para evitar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), causadoras das mudanças no clima, e também iniciativas para se adaptar aos eventos climáticos que estão ocorrendo e irão ocorrer.
Evidências das mudanças no clima já podem ser percebidas principalmente através de eventos climáticos extremos. O aumento da temperatura, secas e enchentes têm afetado a produtividade da indústria e destruído ativos em diversas regiões do país. Além dos impactos diretos nas empresas, as mudanças do clima terão impactos indiretos através de pressões de regulamentações, exigências de investidores, clientes e fornecedores. Por outro lado um posicionamento assertivo frente a esta mudança de cenário pode significar uma oportunidade.
O Instituto Ekos apoia organizações a compreenderem quais riscos e oportunidades as mudanças climáticas podem exercer sobre suas organizações e como elas podem reagir para gerir os riscos e capturar oportunidades.
Através de nosso conhecimento profundo dos impactos das mudanças climáticas e mercados existentes apoiamos organizações no acesso a mercados, neutralização de emissões e valoração gerencial do carbono. Consulte a página Valor do Carbono.
Fonte: Ekos Brasil