Software aplicado a pecuária
Há um ano, a Embrapa vem avaliando o impacto da atividade pecuária em propriedades localizadas no Pantanal sul mato-grossense. O trabalho é feito com o software Fazenda Pantaneira Sustentável (FPS) que, por meio de diferentes indicadores, avalia o grau de sustentabilidade de cada fazenda, como a manutenção da biodiversidade, conservação dos recursos hídricos, pastagens, manejo e bem-estar animal, além de aspectos financeiros e sociais.
Coordenadora do projeto, Sandra Santos destaca que, além de apontar os danos causados e melhorias a serem implementadas pelo setor, o programa visa contribuir com a quantificação da produção sustentável no bioma.
Por este motivo o sistema deve receber adequações. Uma delas garantindo a inclusão da avaliação de serviços ambientais prestados por cada fazenda. Para garantir uma maior eficácia da ferramenta, pesquisadores também avaliam outras alterações no software. Uma delas é a inclusão, no campo financeiro, de um indicador que aborde a diversificação de atividades nas propriedades, já que nem todas trabalham apenas com pecuária.
Fonte: Acrimat, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.