José Fortunati: da reciclagem à sustentabilidade

Durante muito tempo, a palavra reciclagem esteve ligada diretamente a atividades empresariais que nada tinham a ver com o nosso cotidiano de cidadãos comuns. Há algumas décadas, porém, a consciência ecológica aumentou e reciclar se tornou, mais do que uma opção, uma necessidade básica fundamental no manejo do nosso meio ambiente. Iniciativas mais contemporâneas avançaram até a chamada “sustentabilidade”, que é um conceito bem mais profundo de preservação ambiental.

Na semana em que é celebrado o Dia da Reciclagem (17/05), o programa Todos Somos Porto Alegre agendou uma série de atividades, que vão até o dia 22 de maio, nesta que é chamada de Semana da Cidade Limpa. Para quem não lembra, o TSPOA é aquele programa criado pela Lei nº 10.531/2008, que visa à redução gradativa dos veículos de tração animal na cidade de Porto Alegre. Através de diversas parcerias, os catadores são inseridos em um novo patamar econômico e social, viabilizado por cursos e bolsas de estudo.

Em toda a cidade, são 1.305 famílias cadastradas no programa, sendo que outras 650 já foram abordadas até fevereiro deste ano, num total que supera 2 mil pessoas. Deste universo, 581 famílias já exercem outras atividades com renda e outras 225 estão em transição para uma nova atividade. A meta da prefeitura municipal e do BNDES, que financiam o programa, é fechar 2016 com mais de 700 famílias em nova atividade remunerada.

Os números nos dão a esperança de que em breve tiraremos essa chaga de nossas ruas, de uma maneira sustentável e não com uma higienização forçada. Até janeiro deste ano, 388 carrinhos e carroças já haviam sido retirados de circulação, desde o início do programa, todos devidamente indenizados, num valor que supera os R$ 328 mil. Os 165 cavalos resgatados estão recebendo tratamento digno no abrigo da EPTC, na zona sul da cidade.

Em uma segunda fase do projeto, foram reestruturadas as unidades de triagem de materiais recicláveis, que formalizaram a adesão. Na terceira fase, entra a coleta seletiva. Desde setembro de 2015, Porto Alegre teve ampliado o serviço de coleta para três vezes por semana em 19 bairros e para 100% das ruas que comportam a entrada de caminhões. Com a ampliação do serviço, o volume diário de recicláveis recolhidos passou de 100 para 122 toneladas em dezembro. Fecha-se, assim, o ciclo virtuoso da sustentabilidade, com a participação de todos. A palavra-chave é: reciclar!

Fonte: ZH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2024: Ação Sustentável | GREEN EYE Theme by: D5 Creation | Powered by: WordPress