Braskem leva sustentabilidade às escolas
Em tempos de poluição, desmatamento e crise hídrica, falar sobre sustentabilidade é sempre importante, ainda mais nas escolas. Com o objetivo de contribuir com a conscientização e cidadania da garotada, instituições de ensino do Grande ABC têm recebido o Programa Braskem de Educação Ambiental, projeto de sustentabilidade criado pela produtora de resinas que busca a preservação de recursos naturais e consumo responsável.
Em colaboração com o Sesi (Serviço Social da Indústria de São Paulo) e o Instituto Akatu, o projeto trabalha durante sete meses os temas Ar e Meio Ambiente, Água e Solo em cada escola participante, que é representada por duas turmas do 4º ao 6º ano do Ensino Fundamental. Nelas, os alunos são levados para a Fábrica de Florestas da Braskem para aprender a importância da sustentabilidade.
Após todo conhecimento adquirido nos passeios, as crianças participarão do tradicional Comunidade Ecofashion, atividade promovida pela petroquímica na região desde 2010 que estimula a criatividade e o lado consciente dos pequenos, que confeccionam suas roupas para desfile, previsto para acontecer no fim no ano.
Até agora, o programa atendeu 600 crianças, de 9 a 12 anos em dez escolas públicas da região, resultado maior que na edição de 2015, primeiro ano do projeto, que alcançou 260 crianças.
O gerente de relações institucionais da Braskem, Flávio Chantre, afirma que, além de conscientizar as crianças, o programa também beneficia o Grande ABC. “Vamos impulsionar o desenvolvimento humano e promover o desenvolvimento socioambiental por meio da química e do plástico”, avalia. “Transmitir conceitos sobre sustentabilidade para crianças as torna multiplicadoras deste conhecimento.”
“A criança não só aprende melhor sobre os temas socioambientais, mas também desenvolve atitudes criativas e senso crítico em relação ao mundo em sua volta”, salienta a coordenadora pedagógica do projeto e agente de responsabilidade social do Sesi, Camila Urfali Dias da Silva.
A entidade filantrópica Cidade dos Meninos Maria Imaculada, localizada no Parque Novo Oratório, em Santo André, foi uma das instituições que participaram do programa. “Nós produzimos diversas atividades sobre o meio ambiente e diversas formas de como protegê-lo”, afirma a aluna da entidade Luiza Beatriz Vieira dos Santos, 11 anos, que ressalta a importância dos quatro ‘Rs’. “Reduzir, repensar, reutilizar e reciclar. Assim teremos a conservação do meio ambiente.”
Fonte: Diário do Grande ABC