Sustentabilidade muito além dos famosos clichês
Na décima edição da mostra Morar Mais Por Menos Minas Gerais uma ideia está sendo amplamente incentivada: a sustentabilidade. Vários ambientes mostram aos visitantes que é possível reaproveitar materiais sem perder sofisticação e beleza e ainda ajudar o meio ambiente e o bolso de quem busca ideias para investir em um projeto para sua casa ou empresa.
Dentre os vários ambientes, a Varanda Sustentável da arquiteta Vanessa Figueiredo tem roubado a cena. É que nesse ambiente, a profissional construiu um telhado sustentável com ideias muito originais. “Meu objetivo é mostrar que um ambiente sustentável não tem que ter cara de materiais reutilizados, não precisa ter garrafa pet, pallet ou pneu exposto. A reutilização de materiais é uma pequena parte de um projeto sustentável. Também quero divulgar novas práticas e possibilidades para os profissionais”, garante Vanessa.
Um dos grandes destaques do projeto de Vanessa é o telhado verde, que foi feito com estrutura metálica e madeira plástica. “A madeira resiste ao sol, maresia, umidade e é imune a cupins, além de ter durabilidade de 100 anos”, conta a arquiteta. Além disso, esse telhado oferece conforto térmico e acústico mais agradável.
Fonte: Terra