Startup quer usar drones para plantar 1 bilhão de árvores por ano

drone planta árvoresO uso de drones já foi idealizado para entrega de medicamentos, refrigerantes e até de pedidos na mesa do restaurante. Agora, a startup BioCarbon Engineering chega com a proposta de utilizar a tecnologia para “combater o desmatamento em escala industrial utilizando reflorestamento em escala industrial”. O plano é plantar 1 bilhão de árvores por ano com o uso de drones.

Segundo o site da empresa, a destruição de florestas, a mineração, a agropecuária e a expansão dos centros urbanos destroem 26 bilhões de árvores a cada ano. A empresa acredita que pode combater esse desmatamento com o uso das mais recentes tecnologias.

Enquanto a plantação manual é lenta e cara e o método que espalha sementes secas apresenta baixo índice de germinação, a proposta da startup é utilizar drones para o plantio de sementes germinadas, que utiliza técnicas de agricultura de precisão. O uso da tecnologia ainda reduziria a mão de obra e os custos do procedimento.

De acordo com o site Springwise, plataforma criada para captar e replicar boas ideias de empreendimento ao redor do mundo, a técnica custaria 85% menos que os métodos tradicionais. Liderada pelo ex-engenheiro da Nasa Lauren Fletcher, a startup tem a proposta de oferecer um sistema integrado de mapeamento, reflorestamento e monitoramento. Primeiro é feito um mapeamento do terreno, seguido do plantio das sementes. A expectativa é que seja possível plantar 36 mil sementes por dia.

Fonte: Sebrae Sustenatabilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2024: Ação Sustentável | GREEN EYE Theme by: D5 Creation | Powered by: WordPress