Divulgados ganhadores do II Prêmio Economia e Mercado Florestal

arvoresEcoturismo, comercio virtual de biojóias, concessões e manejo florestal comunitário foram algum dos temas abordados pelos estudos vencedores do II Prêmio Serviço Florestal Brasileiro em Estudos de Economia e Mercado Florestal. O Prêmio recebeu 26 inscrições de trabalhos, nas categorias Estudante, Profissional e Estudo de Caso.

Segundo o presidente da banca examinadora e coordenador de Estudos em Sustentabilidade Ambiental do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Júlio Roma, o que mais chamou a atenção nos trabalhos apresentados neste ano foi a originalidade dos temas, que abordaram diferentes formas de aproveitamento econômico dos recursos florestais.

“Os trabalhos recebidos realizam exatamente o que se espera dos candidatos ao prêmio, ou seja, vão além de serem apenas trabalhos acadêmicos, oferecendo ao Serviço Florestal Brasileiro contribuições originais sobre como os recursos florestais podem contribuir para o desenvolvimento sustentável de nosso País”, afirmou.

O gerente de Planejamento Florestal do SFB, André Andrade, também destacou a qualidade dos trabalhos apresentados e a aplicabilidade dos estudos à rotina de trabalho do órgão, bem como em discussões futuras sobre o uso sustentável das florestas.

“Além de terem dado continuidade ao prêmio anterior, estimulando o debate da economia florestal, os assuntos premiados nessa edição demonstraram como pode ser diversificado o uso produtivo e sustentável das florestas brasileiras”, afirmou.

Prêmio

O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) lançou o Prêmio Serviço Florestal Brasileiro em Estudos de Economia e Mercado Florestal, com a finalidade de estimular estudos de Economia e Mercado Florestal, focando a produção sustentável no Brasil, os seus desafios e perspectivas socioeconômicas e ambientais, e criar um portfólio de estudos que contribuam para o avanço da capacidade do SFB.

Podem concorrer trabalhos individuais e em grupo de candidatos de qualquer nacionalidade, idade ou formação acadêmica. O Prêmio é concedido em três categorias: graduando, estudo de caso da indústria florestal e profissional

Conheça os vencedores:

Categoria Graduandos

1° Lugar
Título: Diagnóstico Preliminar do Perfil do Comércio Virtual de Biojóias
Autora: Nayra Davi Gondim

Categoria Profissionais

1° Lugar
Título: Desafios do Serviço Florestal de Ecoturismo: Perspectivas de Desenvolvimento nas Florestas Nacionais da Amazônia
Autor: Fagno Tavares de Oliveira

2° Lugar

Título: Regulação de Florestas Inequiâneas sob Manejo Florestal Comunitário na Amazônia
Autor: Diego Armando Silva da Silva

3° Lugar

Título: Raio Econômico como um Indicativo para a Definição de Concessões Florestais: Um Estudo de Caso no Estado do Acre
Autor: Zenobio Abel Gouvea Perelli da Gama e Silva

Fonte: Portal Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2024: Ação Sustentável | GREEN EYE Theme by: D5 Creation | Powered by: WordPress