Brasil pode crescer mais até 2030 se acelerar as ações para reduzir emissões de carbono
A economia brasileira poderá gerar até R$ 609 bilhões* a mais de PIB que o projetado no período de 2015 até 2030, caso o País adote medidas mais ambiciosas de redução das emissões de gases ligados ao processo de aquecimento global (GEEs). Essa é uma das principais conclusões do estudo Implicações Econômicas e Sociais: Cenários de Mitigação de Gases de Efeito Estufa (IES-Brasil), que será apresentado pelo Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC) à ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, nesta terça-feira, 22 de setembro, às 15 horas.
Coordenado pelos professores Luiz Pinguelli Rosa e Emilio La Rovere, da Coppe/UFRJ, o trabalho contou com os patrocínios da organização não-governamental Children’s Investment Fund Foundation (CIFF), Agência Suíça para o Desenvolvimento e a Cooperação (SDC) e do Santander Brasil.
A apresentação será realizada em reunião do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, durante a qual também serão discutidas perspectivas para a 21ª Conferência das Partes (COP- 21), que ocorre em dezembro em Paris.
O FBMC é presidido pelo presidente da República e reúne representantes do governo, da sociedade civil, pesquisadores e acadêmicos. Desde novembro de 2004, o Fórum está sediado na Coppe/UFRJ.
*em R$ de 2005.
SERVIÇO
PAUTA: Divulgação dos resultados do Projeto IES-Brasil – Implicações Econômicas e Sociais: Cenários de Mitigação de Gases de Efeito Estufa
QUANDO: Terça-feira (22 de setembro), às 15 horas
LOCAL: Auditório do Ministério do Meio Ambiente (MMA) – Esplanada dos Ministérios – Bloco B – Térreo – Brasília.
Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA) – (61) 2028-1227