Em um ano, Azul arrecada duas toneladas de latas de alumínio

reciclazulEm um ano de ações do projeto ReciclAzul, aproximadamente duas toneladas de latas de alumínio foram recolhidas pela Azul Linhas Aéreas Brasileiras em seus voos e enviadas para reciclagem. Todos os cerca de 35 mil voos da companhia que chegaram ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, nos últimos 12 meses foram envolvidos na ação. A empresa é a única aérea do Brasil a contar com um projeto de reciclagem de resíduos de produtos consumidos a bordo, e que destina o valor arrecadado para ações sociais.

Com o resultado de 12 meses, a companhia contribuiu para evitar, por exemplo, que aproximadamente oito toneladas de bauxita – minério utilizado para a produção de alumínio – fossem extraídas da natureza (para produzir 1 kg, são necessários 4 kg de bauxita). Consequentemente, há redução no consumo de energia, combustível e água normalmente aplicados para este tipo de atividade.

“No contexto atual, onde cada vez mais acompanhamos notícias a respeito efeitos das ações humanas sobre o planeta, ficamos muito felizes em ver que o ReciclAzul está dando certo. Deixamos, por exemplo, de enviar resíduos para aterros sanitários e conseguimos contribuir com a economia local por incentivar uma cooperativa de reciclagem. É uma pequena contribuição da Azul para o meio ambiente, porém sempre muito importante. O trabalho de todos os envolvidos neste processo, que começa com os nossos comissários de voo, responsáveis pelo primeiro passo desta ação dentro das aeronaves, é de fundamental importância e só é possível com a atitude de cada um”, afirma Sami Foguel, vice-presidente de Clientes da Azul.

O projeto, iniciado em junho de 2014, é realizado em parceria com o Projeto de Coleta Seletiva da Aeroportos Brasil Viracopos (ABV) e uma cooperativa da região. A bordo, os comissários de voo da Azul anunciam o recolhimento das latas de alumínio em sacos de lixo amarelos, de modo a diferenciá-los dos que são depositados os demais resíduos. Em solo, os sacos amarelos são destinados à cooperativa, que conta com aproximadamente 20 colaboradores e é responsável por garantir a reciclagem do material.

Gentileza gera gentileza – O trabalho da companhia, porém, vai além da ajuda na preservação do meio ambiente. Nas próximas semanas, a empresa estará engajada em uma ação de Responsabilidade Social com a doação de cadeiras de rodas ao instituto Recanto dos Velhinhos de Valinhos, no município de Valinhos, a partir do valor arrecadado com a reciclagem das latas de alumínio. A indicação da entidade partiu dos integrantes do Programa de Voluntariado Azul, que também reúne comissários de voo – envolvidos no processo de recolhimento das latas de alumínio a bordo – que participarão da entrega das cadeiras de rodas.

Ainda, treinamentos sobre educação ambiental foram realizados em parceria com a ABV e a companhia para todos os envolvidos no processo.

Fonte: Envolverde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2024: Ação Sustentável | GREEN EYE Theme by: D5 Creation | Powered by: WordPress