setembro, 2015

now browsing by month

 

Shell anuncia suspensão das criticadas perfurações no Alasca

alasca naiA Royal Dutch Shell vai interromper as polêmicas perfurações no Alasca após resultados considerados decepcionantes, anunciou a empresa anglo-holandesa em um comunicado.

O presidente americano Barack Obama provocou a revolta dos ecologistas em maio, quando autorizou a Shell a realizar perfurações submarinas no mar de Chukchi no Ártico.

Após dois meses de exploração, no entanto, a Shell considerou que o resultado das perfurações era “claramente decepcionante”, o que levou a empresa a decidir não seguir adiante.

A Shell informou que perfurou “até uma profundidade de 6.800 pés” (quase 2.070 metros) no poço “Burger J”, situado no mar a 240 km da cidade de Barrow, no Alasca (extremo noroeste dos Estados Unidos). Read More …

Titica de galinha coloca 37 carros para rodar no Brasil

titicaFezes de mais de 80.000 galinhas colocaram uma frota de 37 veículos para rodar nesta quinta-feira em Foz do Iguaçu, no Paraná. Os veículos foram abastecidos com o gás biometano, que é gerado a partir da decomposição dos dejetos das aves.

A iniciativa partiu de um grupo de pesquisadores da usina hidrelétrica de Itaipu, que já chegou a desembolsar 20 milhões de reais no projeto, iniciado há cinco anos. Tudo começou quando a instituição percebeu que o seu reservatório, que fica no rio Paraná, estava sendo poluído por fezes de animais criados na região, onde predomina o agronegócio. Sabendo do potencial energético do metano, os pesquisadores desenvolveram uma maneira de dar um fim mais nobre para o gás, que é altamente prejudicial ao meio ambiente. Read More …

GVces disponibiliza conteúdo de sustentabilidade para empresas

susteO GVces (Centro de Estudos em Sustentabilidade) da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV/EAESP) dispõe de conteúdo online de sustentabilidade para o setor privado. O objetivo é motivar e articular lideranças empresariais brasileiras para a gestão estratégica das emissões de gases do efeito estufa e riscos climáticos.

As informações disponíveis auxiliam a gestão de empresas na adaptação às mudanças climáticas, promovendo para isso melhorias em processos internos – como, por exemplo, a adesão de colaboradores e de stakeholders – e ajustamentos de negócios que. Juntos, integram um plano de estratégia empresarial que seja coerente com as demandas mundiais da atualidade.

Em “Ferramenta para Elaboração de Estratégias Empresariais de Adaptação”, são listadas as três principais etapas que pavimentam essa adaptação empresarial, com diagnóstico, plano de ação e implementação de novos processos. Durante um ano, as companhias Braskem, CSN, Grupo Boticário e Grupo CCR seguiram essas orientações em projetos piloto, identificando “gargalos” e buscando soluções criativas e efetivas para suas cadeias de valor. Read More …

Brasil pode crescer mais até 2030 se acelerar as ações para reduzir emissões de carbono

sust dindinA economia brasileira poderá gerar até R$ 609 bilhões* a mais de PIB que o projetado no período de 2015 até 2030, caso o País adote medidas mais ambiciosas de redução das emissões de gases ligados ao processo de aquecimento global (GEEs). Essa é uma das principais conclusões do estudo Implicações Econômicas e Sociais: Cenários de Mitigação de Gases de Efeito Estufa (IES-Brasil), que será apresentado pelo Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC) à ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, nesta terça-feira, 22 de setembro, às 15 horas.

Coordenado pelos professores Luiz Pinguelli Rosa e Emilio La Rovere, da Coppe/UFRJ, o trabalho contou com os patrocínios da organização não-governamental Children’s Investment Fund Foundation (CIFF), Agência Suíça para o Desenvolvimento e a Cooperação (SDC) e do Santander Brasil.

A apresentação será realizada em reunião do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, durante a qual também serão discutidas perspectivas para a 21ª Conferência das Partes (COP- 21), que ocorre em dezembro em Paris.

Read More …

Lâmpada inteligente consome até 99% menos energia

bl_ac_sus

As lâmpadas de LED estão entre as que mais economizam energia. Se comparadas às mais comuns, a redução de consumo pode chegar à 90%. Para os projetistas Gimmy Chu, Tom Rodinger e Christian Yan isso era pouco. O trio resolveu que era preciso diminuir ainda mais o gasto com energia em um produto que também incluísse no pacote um design moderno e estiloso.

Read More …

Semana da mobilidade tem táxi sustentável em São Paulo

bl_ac_sus

Entre os dias 16 e 23 de setembro, o Easy Taxi disponibilizará a opção “Táxi Sustentável”. O objetivo é colocar os carros “verdes” à disposição dos usuários na capital.

Read More …

Ministério Público move ação contra a CSN por crimes ambientais

BL_ac_sus

Empresa também é denunciada por causar danos a saúde da população de Volta Redonda.

Read More …

Estudo mostra preocupação das indústrias brasileiras na redução das emissões de CO2

bl_acsu_1

Pesquisa inédita divulgada pela CNI, Confederação Nacional da Indústria, realizada com 100 empresas de médio e grande porte, revelou que 2/3 dos empresários brasileiros estão atentos aos efeitos da mudança do clima e que também 66% dos empresários adotaram ações para reduzir as emissões de dióxido de carbono.

Read More …

Estácio promove Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social

bl_acsu

A Estácio vai realizar, de 14 a 19 de setembro, a 3ª Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, com mais de 400 atividades gratuitas para a população em 22 estados e no Distrito Federal. Read More …

Maiores vítimas do desmatamento da Amazônia são as espécies raras

bl_acsu

Estudo mostra o impacto que a degradação da floresta causa nos animais amazônicos.

Read More …

© 2024: Ação Sustentável | GREEN EYE Theme by: D5 Creation | Powered by: WordPress